Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ar da Guarda

"Livre não sou, mas quero a liberdade. Trago-a dentro de mim como um destino." Miguel Torga

Ar da Guarda

"Livre não sou, mas quero a liberdade. Trago-a dentro de mim como um destino." Miguel Torga

Balanço de 2015


Está a acabar mais um ano. Este foi imperfeito, quer dizer ímpar! Ímpar no número e ímpar nas oportunidades que me deixou.
Logo no início do ano, recebi a proposta da Direção para fazer uma letra para o hino do nosso Agrupamento. Depois de muitas tentativas lá saiu uma letra aprazível que foi adaptada à música que já existia. (http://blogueexpressao.blogspot.pt/2015/04/hino-do-agrupamento.html ).
Também no primeiro quarto do ano, saiu a primeira experiência “editorial”: um poema meu, com a assinatura JM foi publicado na colectânea da Lua de Marfim Editora intitulada “Poema-me”. (http://blogueexpressao.blogspot.pt/2015/04/jm-e-betty-blue-em-edicoes-de-poesia.html)
Já nos fins de julho foi retomado pela Câmara Municipal da Guarda o projecto pendente da publicação de uma biografia de Nuno de Montemor. O segundo semestre do ano foi passado em investigações e na elaboração definitiva do texto que deu origem ao livro “Nuno de Montemor - alma brava, meiga”, nº 8 da coleção “Gentes da Guarda” e que será apresentado ao público na primeira semana de janeiro.( http://ardaguarda.blogs.sapo.pt/nuno-de-montemor-sabugal-04-01-e-295550 )
Finalmente, o ano de 2015, marcava o centenário de nascimento dos meus pais. Para os homenagear e ficar a recordação deles assinalada de forma mais duradoira, decidi publicar um livro de poesia. A editora escolhida foi a Lua de Marfim e o título proposto foi “A (im)perfeição dos dias”. (http://ardaguarda.blogs.sapo.pt/em-fim-de-gestacao-288383) Começou a preparação durante o mês de Agosto, mas a publicação só foi efectivada em fins de Outubro. Em Novembro e Dezembro foi a apresentação da obra ao público: a 14 de Novembro na Livraria Lua de Marfim, na Amadora (http://ardaguarda.blogs.sapo.pt/apresentacao-na-lua-de-marfim-291312) e a 5 de Dezembro na BMEL, na Guarda.
(http://ardaguarda.blogs.sapo.pt/apresentacao-na-bmel-293401 )
Houve também uma sessão extra na ESAAG, no dia 9 de Dezembro. (http://ardaguarda.blogs.sapo.pt/sessao-na-esaag-294009 )
Na vida não caminhamos sozinhos, por isso esta caminhada foi realizada com a colaboração da família e de muitos amigos. Perdoem-me os que não vou nomear, mas queria destacar alguns que de um modo ou de outro permitiram que este meu último sonho acontecesse: ao Paulo Afonso Ramos editor incansável, simpático e sempre disponível; ao poeta Cristino Cortes que fez a apresentação na Amadora e cujas palavras espero publicar em breve; ao Daniel Rocha cúmplice nas palavras poéticas e sempre disponível no reforço da amizade; ao amigo e colega Antº José Dias de Almeida cujas palavras sábias nos deleitam há muito e cuja sabedoria é inultrapassável; ao Américo que deu vida a alguns poemas e os transformou com a sua leitura; à Emília Costa e ao Joaquim Igreja, amigos de longa data e colegas de profissão, que quiseram mostrar a sua amizade promovendo a sessão na ESAAG. Também um bem-haja sentido a todos os amigos que estiveram nas três sessões e que ultrapassaram as minhas expectativas em termos de amizade claramente manifestada com a sua presença. Por fim, a todos aqueles que não podendo estar fisicamente manifestaram por vários meios a amizade que nos une.
Por todas estas razões o ano de 2015 foi para mim uma dádiva de amizade e criação que me enche de alegria não só pelas publicações realizadas, mas especialmente – reforço – pelas manifestações de amizade recebidas. Obrigado.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.