VERGILIO FERREIRA
[http://corcoise.blogspot.com/2009/03/happy-birthday-vergilio-ferreira.html]
"Quanto maior se é, mais repetido se é. Platão, Aristóteles, Kant, quantos outros. Ainda se não calaram nos que deles falaram. E é possível que só se calem quando a espécie humana se calar."
"Quais são as tuas palavras essenciais? As que restam depois de toda a tua agitação e projectos e realizações. As que esperam que tudo em si se cale para elas se ouvirem. As que talvez ignores por nunca as teres pensado. As que podem sobreviver quando o grande silêncio se avizinha."
"Há os livros que antes de lidos já estão lidos. Há os que se lêem todos e ficam logo lidos todos. E há os que nos regateiam a leitura e que pedimos humildemente que se deixem ler todos e não deixam e vão largando uma parte de si pelas gerações e jamais se deixam ler de uma vez para sempre."
"Escrever"
[Faria hoje anos e a BMEL promoveu uma tertúlia em que intervieram o Dr. Alípio de Melo e o Dr. Jorge Costa Lopes (publicou recentemente "As polémicas de Vergílio Ferreira"); aprenderam-se algumas coisas sobre o autor e recordaram-se textos.]