Torga e a pide
Lisboa, 28 de Março de 1949 — O que falta à beleza de Lisboa é não ter em cada uma das suas colinas o farol de um génio a iluminá-la.
Veneza não é mais bonita do que isto. Simplesmente, soube sempre ter doges do espírito ao lado dos doges mercadores e traficantes. Aqui, as presenças humanas que encheram o passado enchem ainda o presente, e são valores de tráfego. No fundo, os aviões que chegam constantemente à Portela são o regresso das caravelas que partiram. Vasco da Gama reincarnou modernizado e universalizado nos pilotos de agora. Camões e Gil Vicente é que não tiveram eco em ninguém. Nenhum Shelley os vem saudar e acrescentar. E se algum Byron passou, foi para lhes denegrir a condição.
Diário IV
(Ó Sr. Scolari também já foi contagiado pela falta de ambição dos portugueses? Isso de jogar à defesa é muito perigoso! Lembre-se do que diziam os romanos: si vis pacem, para bellum! Ou parodiando os adeptos de um clube: deixe jogar o Quaresma! )