Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ar da Guarda

"Livre não sou, mas quero a liberdade. Trago-a dentro de mim como um destino." Miguel Torga

Ar da Guarda

"Livre não sou, mas quero a liberdade. Trago-a dentro de mim como um destino." Miguel Torga

Sessão na ESAAG

SESSÃO COM JOSÉ MANUEL MONTEIRO Lançamento da obra na ESAAG

 
 


 
   A partir de uma iniciativa da Biblioteca Escolar e do Clube de Leitura, José Manuel Monteiro apresentou hoje pelas 14h30 o seu livro A (IM)PERFEIÇÃO DOS DIAS na Biblioteca Escolar da ESAAG. Para falar sobre a obra foi convidado pela organização António José Dias de Almeida, ex-professor da mesma escola. Estiveram presentes cerca de 40 pessoas, entre professores, funcionários e alunos. 
    Três alunas do Ensino Secundário recitaram primeiro alguns poemas e depois tomou a palavra António José D. de Almeida que, na sua alocução, explicou a estrutura do livro, salientando as tonalidades da obra, feita de emoções, de ligação à terra, às raízes familiares e aos elementos, e ainda as influências de Pessoa, Torga, Sophia, etc. Salientou também a reflexão em vários poemas sobre o poder da poesia e das palavras. 
    Finalmente, José Manuel Monteiro agradeceu a presença de todos e o apoio manifestado, referindo que a publicação neste momento pretendeu homenagear os seus pais no que seria o ano do centenário do seu nascimento. Focou também a raiz torguiana da insatisfação e da condenação (consciente) a um destino que temos. Leu depois um texto sobre as razões desta edição, que publicaremos num dos próximos posts.
    José Manuel Monteiro tem no prelo uma obra de edição da Câmara Municipal da Guarda sobre Nuno de Montemor, que sairá, em princípio, em janeiro de 2016. 
 
[Retirado daqui: http://blogueexpressao.blogspot.pt/2015/12/sessao-com-jose-manuel-monteiro.html ]