Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ar da Guarda

"Livre não sou, mas quero a liberdade. Trago-a dentro de mim como um destino." Miguel Torga

Ar da Guarda

"Livre não sou, mas quero a liberdade. Trago-a dentro de mim como um destino." Miguel Torga

"Voando com as minhas asas" - Bárbara Roque Ferreira

Acaba de ser posto à venda este livro de uma antiga aluna da Escola Afonso de Albuquerque. Aluna distinta que continua o seu percurso brilhante no Curso de Medicina, em Coimbra. O livro, como diz o subtítulo, é uma espécie de diálogo entre filosofia e ciência, onde são tratados de forma agradável temas fundamentais da existência. Diria que é uma espécie de romance temático que, reitero, se lê agradavelmente.

[image%255B12%255D.png]

"Muitos jovens estudantes de talento e sensibilidade ficam fascinados ao contactar com a filosofia. Foi o caso da Bárbara. E para partilhar esse fascínio escreveu este livro. O gosto pelo pensamento filosófico e a sensibilidade crítica perpassam estas páginas, assim como uma atitude poética perante uma realidade que só parece banal quando não a olhamos com olhos de ver. Este livro ajuda o leitor a ver para lá da aparente banalidade da realidade. E, ao fazer isso, ajuda-o também a ganhar autonomia para voar com as suas próprias asas."

Desidério MurchoFilósofo, Professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.

 

 

 

 

"A primeira vez que a Bárbara me impressionou foi num exame de uma disciplina médica. O rigor, a compreensão, a estrutura do raciocínio, estavam ali à vista. E sabia, pelo menos, tanto como eu. Da segunda vez que a encontrei, apresentou-me este livro. Desta vez, fui eu que aprendi. E perguntei-lhe, incrédulo: como é possível uma rapariga de vinte e poucos anos ter chegado até aqui? O certo é que chegou. Chegou ao ponto em que os cientistas raramente chegam: ao questionar das bases do conhecimento, ao pensamento que, para além do rigor, avança em profundidade. Através de uma história agradável de ler, sempre acompanhada pelos clássicos da filosofia e da psicologia, enquanto ela e as suas personagens voam pela sabedoria, o leitor pode preparar-se para voar sobre os fundamentos de tudo quanto é humano. A começar pela “rigorosa” ciência que vamos fazendo."

J. L. Pio AbreuPsiquiatra, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

 

 

O livro pode ser adquirido no site da Editora:  aqui.

E também nalguns dos sites e das livrarias indicados no site da Editora: aqui. Na Guarda, passe a publicidade, pode ser adquirido na Guardaconta.